A
Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade
Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio
(antigo 2º grau) e da última série do ensino fundamental. Este programa teve
início em 1999.
Por
meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física (SBF) em colaboração com os vários
Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e
CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa
usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular
o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a
seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas
Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino
médio, nosso ensino com o de outros países.
Objetivos
O
projeto OBF que recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq) tem entre suas ações:
A
manutenção de coordenações estaduais que com a Comissão da Olimpíada Brasileira
de Física (COBF) coordenam e organizam a OBF em nível nacional. Esses
coordenadores juntamente com a COBF e seus ex-presidentes constituem o Conselho
da OBF;
O
estabelecimento de uma Secretaria localizado na sede da SBF, em São Paulo, para
centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e
para apoiar os Coordenadores Estaduais;
Estabelecimento
de um canal de comunicação constante com os estudantes, professores e escolas
através da revista A Física na Escola, do portal da Internet e de cartazes e
folhetos que são enviados a todas as escolas e professores cadastrados.
Provas
A
OBF é realizada em três fases:
Primeira fase
A
primeira fase é realizada em todas escolas participantes e é obrigatória. Caso
menos de três alunos de uma série de uma escola tenham obtido a nota mínima
para a segunda fase, o sistema completará automaticamente esse número indicando
aqueles com nota mais alta dentre os alunos que não passaram.
A
prova da primeira fase é constituída de questões de múltipla escolha, os alunos
da 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio farão a mesma prova e
os alunos do 2° e 3° anos do ensino médio farão a mesma prova. Todos os alunos
deverão escolher 20 das 30 questões disponíveis, com algumas restrições para os
alunos do 1° e 3° ano. A correção da primeira fase é feita pela própria escola,
cabendo ao professor credenciado passar as notas para a coordenação estadual.
Segunda fase
A
segunda fase é realizada nas sedes designadas pela coordenação estadual e dela
participam todos os alunos que tenham obtido a nota mínima na primeira fase da
olimpíada.
A
prova da segunda fase é parciamente dissertativa. Mesma prova para alunos do
9°ano EF e 1° ano EM e outra para alunos do 3° e 2° ano, devido às diferença de
grades curriculares, deverão escolher oito dentre as 16 questões apresentadas,
havendo questões exclusivas para alunos do 9° e 2° anos.
A
segunda fase é usada em diversos estados para a premiação estadual de seus
estudantes.
Terceira fase
A
terceira fase é realizada nas sedes designadas pela organização da OBF e dela
participam todos os alunos que tenham obtido a nota mínima estipulada para a
segunda fase da olimpíada.
A
terceira fase é composta de uma prova experimental e uma teórica para os alunos
da 9° ano e 1° e 2° ano do EM e somente de uma teórica para os alunos do 3° ano
do EM.
Os
participantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio
terão 8 (oito) questões para serem resolvidas. Os estudantes da 1ª série e da
2ª série do ensino médio, terão 16 (dezesseis) questões das quais o
participante escolherá 8 (oito) para resolver, de acordo com as instruções
específicas no caderno de resposta.
São as notas da terceira
fase que contam para a premiação nacional e também para selecionar os alunos
que irão para as seletivas para as OIFs (IPhO-Olimpíada Internacional de Física e OIbF-Olimpíada Iberoamericana de
Física).
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Olimp%C3%ADada_Brasileira_de_F%C3%ADsica

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